Reumatologia

As doenças reumatológicas são popularmente chamadas de “Reumatismos”. No entanto, este termo na verdade não é muito esclarecedor. Na verdade, as doenças ditas reumatológicas são inúmeras e diversas, cada uma tem “seu nome e sobrenome próprios”. Dentre as mais comuns se incluem Artrites Reumatóide, Artrose, Osteoporose, Fibromialgia, Gota, Lupus Eritematoso, Vasculites, Espondilite Anquilosante, Artrite Psoriásica, Vasculites, Esclerose Sistêmica, Artrites Reativas, Febre Reumática, Síndrome de Sjögreen, dentre outras.

As doenças reumatológicas podem acometer pessoas de qualquer idade, etnia ou sexo, inclusive crianças. Na verdade, a maioria das doenças em que há um componente autoimune, como Artrite Reumatóide, Lupus, Espondilite Anquilosante, se inicia no adulto jovem. Qualquer pessoa deve procurar um Reumatologista quando apresentar dores nas articulações e/ou coluna lombar persistentes, que durem mais de seis semanas, especialmente se há acometimento de várias articulações, incluindo as das mãos e dos pés. A dor articular das doenças autoimunes costuma ocorrer mais no repouso, pela manhã e á noite, e são associadas à sensação de rigidez matinal, por vezes acompanhadas de febre baixa, emagrecimento, queda do estado geral, indisposição e fadiga associados às dores articulares. Algumas doenças de pele, como a psoríase, podem acometer as articulações causando sintomas de dores nas articulações e na coluna lombar. Assim, se você tem psoríase e sente dores com estas características, também deve procurar um Reumatologista. Na Fibromialgia os sintomas são de dor espalhada em todo o corpo, associada a sono não repousante/insônia e sintomas depressivos. Nas artroses a dor ocorre quando se utiliza a articulação, ao movimento.

Dra. Cáris de Rezende Pena

• Reumatologista - Clinica Médica