Terapia por Ondas de Choque

A terapia por ondas de choque extracorpórea (TOC) é uma opção de tratamento não invasiva para dor músculo-esquelético frequentemente usada em ortopedia e medicina esportiva. As aplicações de TOC são indicadas no tratamento de distúrbios músculo-tendíneos crônicos incluindo ombro doloroso, epicondilite lateral (cotovelo do tenista), dor lombar, dor no tendão de Arquiles, patelar e quadricipital, fascite plantar (esporão de calcâneo), bursite trocantérica e pontos gatilho (fibromialgia). Provoca através de um efeito chamado de microavitação, um aumento significativo dos indicadores de crescimento tais como eNOS, VEGF, PC NA e BMP que levam a neovasculogenese (surgimento de novos vasos sanguíneos), melhorando o fornecimento de sangue aos tecidos, desencadeando a cicatrização mais rápida e ativação dos mastócitos que promovem a reversão da inflamação crônica assim como a produção de colágeno e dissolução de fibroblastos calcificados e dispersão da substância P, mediadora da dor.

O tratamento da onda de choque (TOC) só deve ser realizado após indicação e prescrição médica, com avaliação prévia que deve incluir exame clínico e de imagem do local a ser tratado.

O TOC é uma ótima opção de tratamento não invasivo para os distúrbios músculo-tendíneos e esqueléticos.

ALGUNS BENEFÍCIOS

Aumento do fornecimento de sangue

Aumento de novos capilares e da microcirculação do aumento do oxigênio e da taxa metabólica na área afetada.

Remodelação do colágeno

Pulsos acústicos induzem a proliferação de fibroblastos. Este processo leva a criação de uma nova banda de colágeno mais espessa

Eliminação de resíduos

A estimulação mecânica de um sistema linfático leva a uma redução do edema e melhor eliminação dos lipídios das células adipócitas subdérmicas.