Agende sua consulta: 47 2033-0974 | 47 2033-0973

CrossFit e Lesões no Joelho

As lesões no joelho são comuns no CrossFit?

À medida que o CrossFit se torna mais popular, um número maior de pacientes apresentam lesões sofridas durante essas atividades. Isso é particularmente mais comum na população adulta jovem e de meia-idade, em que muito estresse e carga no joelho pode causar danos à cartilagem, ruptura de menisco ou uma lesão do LCA. Portanto, é importante que você tenha cuidado com suas atividades quando participar do CrossFit e garanta que não machuque o joelho e sofra com um problema ao longo da vida que limite suas atividades no futuro.

 

Qual a lesão mais comum do joelho no CrossFit?

Uma das lesões mais comuns do CrossFit que observamos no joelho é a ruptura de menisco. Nessas circunstâncias, muitas vezes os atletas se machucam quando o joelho está em flexão máxima, com agachamento ou leg press muito profundo ou outras atividades. Nessa circunstância, a parte posterior do joelho pressiona contra o menisco e pode rasgar essa estrutura. As lesões que se rompem na inserção óssea são particularmente preocupantes, porque, se não forem tratadas em tempo hábil, há um risco muito alto para o desenvolvimento rápido da osteoartrite. Portanto, se algum praticante sentir um estalo na parte de trás do joelho quando estiver realizando atividades de CrossFit, como agachamento profundo, esse paciente deve ser visto o quanto antes por um especialista para garantir que não haja uma ruptura da raiz do menisco. As lesões na raiz do menisco são particularmente doloridas quando se agacha e o menisco começa a escorregar ou sair do joelho. Os estudos demonstraram que, quando se tem uma ruptura da raiz do menisco, isso equivale a perda total da função do menisco e alguns pacientes desenvolverão artrite dentro de semanas e certamente meses; portanto o diagnóstico e o tratamento precoces são essenciais para garantir que não haja ocorrido muito desgaste articular antes que o problema seja reconhecido.

 

Outras lesões do menisco podem incluir lesões junto a cápsula da articulação, onde o menisco é esmagado para a frente com uma profunda flexão. Definitivamente as lesões periféricas verticais de menisco são reparáveis e certamente deve-se consultar um especialista em joelho para garantir que haja um diagnóstico e depois um tratamento adequado da lesão antes que se torne um problema maior. Outras lesões de menisco, como lesões degenerativas ou radiais, podem ou não ser reparáveis, mas é certo que quanto antes for feita a consulta e avaliação com o especialista, maior a chance de que algumas das mais complexas lesões de menisco possam ser reparadas em vez de retiradas e desta forma protegendo o a cartilagem de desgaste precoce.

 

Pode Ocorrer lesões do LCA no CrossFit?

Outra lesão que pode ocorrer ao praticar CrossFit é a lesão do LCA (Ligamento Cruzado Anterior). Isso pode ocorrer quando alguém faz saltos de caixas e pisa ao solo de maneira inadequada ou quando carrega pesos pesados sobre os ombros e torce o joelho. Uma ruptura do LCA é uma lesão problemática, porque tornará o joelho instável e se o joelho permanecer instável com o tempo a pessoa desenvolverá artrite e muitas vezes, sofrerá lesão de menisco. Se durante as atividades físicas o praticante machuca o joelho e sente um estalo e o mesmo incha em poucas horas, ou joelho fica instável quando torce ou gira o corpo, é preciso possível que tenha ocorrido uma ruptura de seu LCA. Muitas lesões do LCA estão associadas a lesões do menisco, por isso é muito importante obter um diagnóstico adequado para que não se ignore as lesões associadas e faça com que a lesão do menisco se torne irreparável ao longo do tempo. Isso certamente prejudicará a saúde do joelho a longo prazo e não é aconselhável que se espere muito tempo para avaliação.

 

Saltos e agachamentos podem causar lesões no Joelho?

Outras atividades comuns do CrossFit incluem aquelas que exercem muito estresse na região anterior do joelho, como saltos, agachamentos ou exercícios de extensão do joelho com pesos pesados. Quando alguém pressiona as pernas, a força é distribuída por todo o joelho. Assim que o joelho progride para extensão com carga, o ponto de apoio de toda a força se torna a articulação da rótula e essa força extra pode causar o desgaste da cartilagem de patela. Saltos e agachamentos podem exercer até 9 vezes o peso do corpo sobre o joelho e até mais de acordo com a carga, de modo que saltos e agachamentos repetidos também podem danificar a cartilagem da rótula. Se o praticante tiver dificuldade nos saltos e agachamentos, sentir alguma pressão ao fazê-lo ou desenvolver inchaço após essas atividades, precisará ficar atento com a possibilidade de ter algum desgaste na cartilagem subjacente da patela e deve ser consultado por um especialista para determinar que tipo de modificação de atividade se pode fazer, se o tratamento é necessário e descobrir que tipo de atividades devem ser evitadas para não agravar ainda mais o grau de desgaste articular dessa articulação. Portanto, é importante que se use o bom senso ao realizar essas atividades, não force demais os joelhos quando não estão preparados, use a carga e realize os exercícios que não causem desconforto e descontinue a atividade se o joelho começar a apresentar algum inchaço ou dor. Tentar persistir nos exercícios com a dor ou o inchaço nessas atividades pode causar um problema muito maior a longo prazo e resultar na perda da boa saúde das articulações do joelho e acarretar na necessidade de reduzir permanentemente suas atividades físicas. A prática do CrossFit assim como qualquer atividade física é muito benéfica para a saúde em geral, porém se não realizadas com instrução e execução adequadas podem ser particularmente prejudiciais e contribuir para lesões no joelho.

 

A pratica esportiva é essencial para o bem estar humano e longevidade, porém realize atividades que seu corpo se adapte e suporte da melhor forma com o objetivo de evitar lesões, e quando houver qualquer indício de que possa haver algum problema com seu corpo procure um especialista imediatamente para evitar possíveis danos futuros.

Voltar


Agende sua consulta

Todos direitos reservados © 2016 CORE.
Site desenvolvido por