Agende sua consulta: 47 2033-0974 | 47 2033-0973

Lesões em atletas de futebol

Você acha que apenas os jogadores de futebol profissional se machucam? As lesões não são privilégio de Neymar e companhia. Os jogadores amadores também sofrem - e muito - com os mais diferentes tipos de problemas decorrentes da prática do esporte. A maior parte deles se dá por se tratar de uma atividade de contato, com choques entre os participantes, mas muitos ocorrem mesmo pela falta de preparo físico.

 

Estiramentos musculares

É quando acontece a ruptura parcial ou total de um músculo por um esforço excessivo, ou treinamento de tiro, por exemplo.

Outro motivo desta lesão, que vai de grau 1 a 3 (de leve a grave) é a fadiga muscular, decorrente de esforço exagerado sequencial. O atleta sente na hora uma dor aguda.

No futebol, isso acontece mais na coxa e no posterior da coxa. 

 

Torções

A entorse de tornozelo é a mais comum no futebol. Pode levar a uma lesão nos ligamentos – no joelho, o ligamento cruzado anterior é mais vulnerável, mas a recuperação costuma ser mais rápida.

Quando a lesão é no ligamento patelar, como aconteceu com o brasileiro Ronaldo, o processo de reabilitação pode ser mais demorado.

 

Fraturas por estresse

As fraturas por estresse ocorrem, geralmente, quando o atleta excede a carga de atividades para o qual está preparado. A lesão é mais comum nos pés e na tíbia. Outro fator apontado como causa para esse tipo de lesão é a deficiência de vitamina D, utilizada pelo organismo para o metabolismo do cálcio nos ossos.

São comuns nos atletas; cerca de de 5 a 10% das lesões em esportes são devido ao estresse e sobrecarga. 

 

Pubalgia

A pubalgia é uma das lesões mais temidas por atletas profissionais e amadores. Nos campos, foi responsável por abreviar a carreira de Kaká, por exemplo. Geralmente é decorrente do desequilíbrio de forças entre os adutores e a musculatura abdominal.

Todo atleta tem medo ter a pubalgia, porque ela é uma dessas lesões de atletas que diminui o rendimento e pode acabar com a carreira de um jogador de futebol.

 

--

CORE ORTOPEDIA

Av. do Estado Dalmo Vieira, 1555 sl. 107 Pioneiros, Balneário Camboriú/SC

 

Siga nossas Redes Sociais e fique por dentro:

Instagram: @coreortopedia  Facebook: /coreortopedia

Voltar


Agende sua consulta

Todos direitos reservados © 2016 CORE.
Site desenvolvido por